Quatro dicas para comprar seu capacete

 In MOTORS

O capacete é um dos itens mais importantes para quem anda de moto. Além de seu uso ser exigido por lei, ele é responsável por proteger uma das áreas mais sensíveis do corpo humano. Por isso é essencial saber escolher o melhor produto. De acordo com Álvaro Filgueiras, gerente da Moto Raja, existem quatro dicas básicas para quem quer comprar um capacete novo. Veja a lista abaixo:

Capacete é igual sapato: Quando vamos escolher um capacete temos que ficar entre o justo e o apertado, porque ele cede ao longo do tempo igual sapato. Se você comprar um confortável, ele vai ficar largo. Se você comprar um justo, ele vai ficar confortável.

Na hora de experimentar, foque na bochecha: Quem segura o capacete na cabeça não é a jugular e sim a bochecha. Quanto mais apertar essa parte do rosto, mais firme ficará na cabeça. Mas atenção! Se você sentir que sua testa também está sendo pressionada experimente outro modelo.

Escolha de acordo com sua necessidade:

– Modelo: Existem vários tipos de capacetes hoje em dia. Temos com abas, abertos, fechados, esportivos. O que vai mandar na hora de comprar é o uso que você dará para ele. Os capacetes abertos, por exemplo, devem ser adquiridos apenas por quem circula em perímetro urbano a uma velocidade máxima de 60 Km/h.

– Material: O material do capacete também é escolhido pelo mesmo critério. No Brasil, há modelos enjetados, com fibra de vidro, kevlar ou carbono. A diferença entre eles está basicamente no peso. Quem atinge altas velocidades, por exemplo, deve usar os produtos de carbono. Eles são mais leves e, por isso, acabam sendo mais confortáveis e produzindo menos atrito com ar.

O selo é indispensável: A última dica é conferir sempre se o capacete que você está adquirindo vem com o selo do Inmetro. Ele é a garantia de que o produto é de boa qualidade e, consequentemente, seguro. Além disso, de acordo com o Art.230 do Código de Trânsito Brasileiro, andar com capacete sem certificação pode resultar em multa de R$ 127,69 e retenção do veículo até a regularização.

Recent Posts

Leave a Comment