Cinco dicas para pilotar sua moto na chuva

 In MOTORS

Depois de mais de três meses sem cair uma gota de água sobre Belo Horizonte, a chuva voltou a dar as caras na capital minera. Com a entrada da primavera, a tendência é que as precipitações se tornem cada vez mais frequentes na região. Por isso, quem é apaixonado por motos e não abre mão de utilizá-las mesmo nesse período do ano deve adotar algumas medidas.

O gerente da Moto Raja, Álvaro Filgueiras, alerta principalmente para o tipo de equipamento utilizado e as práticas de pilotagem. Afinal, as precipitações podem tornar a experiência de andar de moto muito mais complicada e perigosa. Dentre as diversas dicas para motociclistas, ele elegeu cinco como as mais importantes:

– Roupas impermeáveis: Existem várias vestimentas no mercado que não permitem a passagem de água como jaquetas, calças e botas. Porém, elas se molham por fora e precisam de tempo para secar completamente. Uma dica para quem precisa sair todos os dias com a moto é usar uma capa de chuva e uma galocha por cima.

– Cuidados com as viseiras: As precipitações podem atrapalhar bastante a visibilidade do motociclista. Para driblar essa dificuldade são comercializadas hoje viseiras antiembaçantes e repelentes de água. Esse segundo faz com que a água espalhe, evitando a formação de gotículas sobre a viseira.

– Seja visto: O mais importante em época de chuva é ser visto. Ligue o farol alto e trafegue mais à esquerda dos carros.

– Ver também é fundamental: Se começar a chover, redobre a atenção. Vá mais devagar, tome mais cuidado nos cruzamentos e fique esperto com o chão. A água muitas vezes encobre buracos. Uma dica para não cair neles é observar por onde os carros estão passando os pneus e segui-los. Caso não seja possível enxergar o solo, a melhor opção sempre é parar e esperar.

– Hora de fazer uma revisão: É sempre bom garantir que os equipamentos de segurança da moto estejam em bom estado. Com a chuva isso é ainda mais importante, principalmente quando falamos de pneus, pastilhas de freio e parte elétrica. Estar com esses itens em dia pode ajudar a evitar vários acidentes.

Recent Posts

Leave a Comment